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18 de fevereiro de 2019

Dicas de como reduzir o impacto do FAP nos custos da organização.

Quando um funcionário é afastado, entra em uma estatística da empresa e da previdência social. Em um comparativo, o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) afere o desempenho da empresa, dentro da respectiva atividade econômica, relativamente aos acidentes de trabalho ocorridos em um determinado período, sendo então aplicado um fator que multiplicará as alíquotas de impostos sobre riscos decorrentes do trabalho (1, 2 e 3%). De um modo geral, o FAP é um instrumento das políticas públicas relativas à saúde e segurança no trabalho e permite a flexibilização da tributação coletiva dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT). Mas, se o FAP da empresa não está controlado, ele pode incidir sobre o RAT da organização compondo até 6% em impostos diretos na folha de pagamento.

Para o gestor fazer um melhor gerenciamento dessa questão relacionada ao FAP é preciso que as informações que existem na empresa se transformem em conhecimento e, depois, ação. O primeiro passo para o conhecimento é saber quantos são e quem são os afastados. Um passo adiantado também é identificar potenciais afastados, seja pelas faltas ou pela utilização de serviços médicos. O segundo passo, para iniciar a ação, é acompanhar esse afastado e fazê-lo retornar o quanto antes para o trabalho, seja recuperado ou reabilitado, podendo ainda entrar na cota da lei de deficientes físicos. Para começar, você sabe o quanto o FAP tem onerado a sua empresa? Saiba mais no site da Receita Federal.

Fonte: GST Gesto Saúde e Tecnologia

Medicina Ocupacional
Cuidamos da saúde do trabalhador visando à prevenção de doenças. Seu objetivo é preservar o bem estar físico mental e social dos trabalhadores, no exercício de suas atividades.
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Segurança do Trabalho
Profissionais especializados que realizam o diagnostico inicial da empresa, detectando as vulnerabilidades legais e proporcionando soluções que irão refletir na melhoria do ambiente de trabalho.
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Treinamentos
Promover a capacitação e qualificação de temas relativos à Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho atendendo à legislação pertinente com base nas necessidades das organizações.
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E-Social
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que padroniza a comunicação das empresas com o Governo Federal, de forma unificada.
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