Medicina Ocupacional

É um conjunto de medidas que irá cuidar especificamente da saúde do trabalhador visando à prevenção de doenças. Seu objetivo é preservar o bem estar físico mental e social dos trabalhadores, no exercício de suas atividades.


NR – 7 PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

O PCMSO, Norma Regulamentadora nº 7, considera as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade dos trabalhadores e riscos aos quais estão expostos durante a jornada de trabalho, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.

O objetivo é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores realizando e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. O referido programa é elaborado de acordo com as informações do PPRA (NR-9). Faz parte integrante:

 

ATENDIMENTO “IN COMPANY”

Atenção personalizada, atendimento exclusivo e soluções diferenciadas para cuidar do bem cada um dos trabalhadores, oferecemos a comodidade ao do atendimento médico na própria empresa.

Essa solução contempla a locação de profissionais de saúde capacitados e treinados, como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e etc. profissionais da saúde para executar suas atividades nas dependências da sua empresa.

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO (FAP) – NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO (NTEP) ABSENTEÍSMO (PCAM)

Programa de acompanhamento e gestão técnica (relacionado a SST) dos atestados e afastamentos médicos previdenciários possuem um controle eficaz por doença e do perfil epidemiológico dos trabalhadores.

Assim é possível planejar e implementar ações que minimizem as causas de absenteísmo e dos afastamentos, bem como nortear as ações de promoção da saúde que podem contribuir ativamente para a redução do Auxilio Acidentário (B91) e recursos previdenciários destinados aos NTEP – Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário e FAP – Fator Acidentário de Prevenção, apoiando em possíveis contestações, além do atendimento ao escopo do eSocial.

ENQUADRAMENTO DE PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

Contempla uma pré-avaliação não presencial dos laudos e exames relacionados a deficiência e a consulta presencial de enquadramento. Realizado pela equipe de médicos do trabalho e profissionais técnicos, conforme Lei de Enquadramento, Decreto no 5.296 de 02/12/2004.

PROGRAMAS ESPECÍFICOS: PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA (PCA) E PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO VOCAL (PCV)

Para cumprir a Legislação Trabalhista Previdenciária, toda empresa que tenha o ruído como um de seus agentes de risco precisa organizar um Programa de Conservação Auditiva (PCA), sob sua responsabilidade.

Para tanto, oferecemos:

  • Execução de Audiometria;
  • Implantação e gerenciamento do PCA;

O objetivo é a proteção do trabalhador contra a exposição aos níveis de ruído acima dos limites estabelecidos por normas, além do desenvolvimento da perda auditiva por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE), conforme exigência da Norma Regulamentadora – NR 07, Portaria 19.

O Programa de Condicionamento Vocal (PCV) é desenvolvido por uma equipe de profissionais da voz, de forma customizada a partir das necessidades dos indivíduos.

Medicina Ocupacional
Cuidamos da saúde do trabalhador visando à prevenção de doenças. Seu objetivo é preservar o bem estar físico mental e social dos trabalhadores, no exercício de suas atividades.
Saiba mais
Segurança do Trabalho
Profissionais especializados que realizam o diagnostico inicial da empresa, detectando as vulnerabilidades legais e proporcionando soluções que irão refletir na melhoria do ambiente de trabalho.
Saiba mais
Treinamentos
Promover a capacitação e qualificação de temas relativos à Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho atendendo à legislação pertinente com base nas necessidades das organizações.
Saiba mais
E-Social
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que padroniza a comunicação das empresas com o Governo Federal, de forma unificada.
Saiba mais
Ver Todas Notícias